Dia Nacional da Agricultura na Escola

24.05.2017

​A primeira edição do Dia Nacional da Agricultura na Escola​, comemorou-se no dia 19 de maio, com a participação de cerca de 200 escolas do ensino básico e secundário​, de todo o pais.

A Direção da DRAPLVT acompanhou o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, na comemoração do Dia Nacional da Agricultura na Escola, dedicado à temática da dieta mediterrânica e correspondendo ao tipo de produção que carateriza a agricultura portuguesa, que decorreu na Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa​​.

Esta iniciativa foi organizada pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e pelo Fórum Estudante em parceria com a Direção-Geral de Educação e o Instituto Politécnico de Bragança ​que envolveu a participação de 214 escolas de todo o país. 

Esta ação visou sensibilizar os jovens portugueses para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável no nosso país, procurando aproximar do setor agrícola os jovens portugueses dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e do ensino secundário. Neste dia, por todo o país, as escolas participantes desenvolveram um conjunto de atividades de divulgação e promoção da agricultura junto dos seus alunos.

O Dia Nacional Agricultura na Escola insere-se no Redescobrir a Terra, um programa conjunto da CAP e do Fórum Estudante que tem como objetivo levar os portugueses, nomeadamente através das suas camadas mais jovens, a revalorizar a terra, a agricultura, o mundo rural, o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Pretende-se com este programa que os jovens desenvolvam uma consciência cívica relativamente à relevância deste setor e venham a valorizá-lo e a apoiá-lo ao longo da sua vida.

Desta forma, disponibilizou-se aos jovens informação adequada sobre a modernidade e as potencialidades do setor, bem como acerca do atual estado de desenvolvimento da agricultura portuguesa, promovendo o espírito empreendedor dos estudantes relativamente a esta área de atividade. No âmbito desta iniciativa, a CAP mobilizou as suas estruturas nacional e regional, nomeadamente através dos seus técnicos e representantes associativos, para marcar presença nas escolas participantes e transmitir aos jovens estudantes uma visão atual sobre o setor agrícola português.

​Trata-se de uma realidade que para a CAP é substancialmente diferente do que era há poucas décadas atrás – constituindo-se como um setor que atualmente exige capacidade técnica e inovação, bem como uma relação próxima com a tecnologia o que, não estando ainda presente na consciência de todos os portugueses, pretende-se que seja desde já conhecido por parte dos mais jovens.


Fonte: CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal​